"Em caminho com Inácio

- A aventura de ser criança num colégio jesuíta"

(Livro de Contos em benefício do trabalho social da APSR,SJ)

Para os jesuítas e tantas outras pessoas e famílias ligadas à espiritualidade inaciana, 2021 não é um ano comum. Com efeito, arrancou a 20 de maio um “Ano Inaciano”, a estender-se até 31 de julho 2022. Naquele dia comemoraram-se os 500 anos da Batalha de Pamplona, onde Santo Inácio foi ferido e começou, a partir daí, um processo curioso e invulgar de questionamento interior, que viria a desembocar numa mudança radical de vida e na criação da Companhia de Jesus, hoje constituída por 17 mil jesuítas espalhados por c. 120 países. 


Sendo este tema trabalhado em todos os colégios da Companhia de Jesus, a APSR,SJ associou-se às crianças e professoras do 1º CEB do Instituto Nun’Alvres, para fazerem um conjunto de contos (são os vários capítulos do livro) sobre a história inicial de Inácio e como se pode viver hoje, já a partir da sua idade, “ao modo inaciano”. Os contos foram em seguida ilustrados e paginados pelo P. Nuno Branco sj (conhecido por outros trabalhos, p.e. as ilustrações para um trailer do filme “Silêncio” do realizador Martin Scorcese) e pela designer gráfica Natália Pereira (profissional da área e professora na escola Oficina, também do Centro Educativo do Colégio das Caldinhas).


O resultado? Um muito bonito livro de contos, cujas receitas revertem em benefício do trabalho social da APSR,SJ. O lançamento aconteceu a 21 de maio, podendo a sua gravação ser vista no canal YouTube do Colégio das Caldinhas (vale a pena ver os pequenos autores a explicar com graça e encanto cada um dos capítulos !). Os livros podem ser:

  • Adquiridos diretamente na Secretaria do Colégio
  • Encomendados no link abaixo

E um grande “bem haja” a todos, desde já, pela colaboração em mais esta iniciativa em benefício do trabalho social que a APSR,SJ desenvolve.